O Hotel Plaza, que fica no bairro Jardim Armação, na orla de Salvador, foi parcialmente atingido por um incêndio, na madrugada deste sábado (24). Pelo menos seis pessoas, entre elas uma gestante, receberam atendimento no local.
As chamas, que foram combatidas pelo Corpo de Bombeiros, tiveram início por volta de 1h. O fogo atingiu o escritório e um depósito do hotel, que ficam no segundo pavimento.
Além dos bombeiros, equipes da Salvar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foram acionadas para prestar socorro às seis vítimas, que foram socorridas para unidades de saúde. Não há informação sobre o estado de saúde delas.
Cerca de 70 pessoas estavam hospedadas, mas ainda não se sabe quantos funcionários estavam no local na hora do incêndio.
“Escutamos pessoas gritando e correndo, saindo do hotel e atravessando a pista para ficar mais perto do mar”, conta a advogada Mirela Oliveira de Lima, que testemunhou o fato. Ela mora ao lado do estabelecimento.
“Antes das 2h, meu marido sentiu um cheiro forte de queimado e nós percebemos que não era dentro do nosso apartamento. Fomos até a varanda e ele notou que no hotel estava saindo uma fumaça”.
Ela detalha que o odor era muito forte e incômodo e, ao notar a fumaça densa, ligou para o Corpo de Bombeiros. A advogada acrescenta que a fumaça se espalhou rapidamente, de modo que sequer era possível ver a fachada do estabelecimento.
“Com o vento forte, a fumaça foi dissipada e em seguida surgiram as labaredas de fogo, altíssimas”. Conforme ela, as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente. Além do trabalho dos militares, uma chuva forte que caiu na madrugada pode ter ajudado a combater as chamas, disse a mulher.
Pós incêndio
Após o fogo ter sido controlado, uma equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local ainda na madrugada, fez uma análise da estrutura e interditou o estabelecimento.
Conforme o órgão, uma nova visita foi realizada na manhã deste sábado (24) e constatou que houve desabamento de parte da cobertura, no segundo e último andar, comprometimento das instalações elétricas e infiltrações.
A Defesa Civil informou ainda, em nota, que o segundo pavimento deverá ficar interditado até que o risco seja sanado. Foi recomendado ao responsável contratar profissional habilitado para efetuar escoramento do trecho onde houve comprometimento estrutural.
Uma perícia deve ser realizada para determinar as causas do incêndio. Não há suspeitas sobre o que teria provocado as chamas.
A Rede Andrade, responsável pela administração do hotel, informou em nota que aguarda o resultado da perícia para se manifestar a respeito. Além disso, ressaltou que os hóspedes foram levados para outras unidades da rede.
(G1)