IBGE abre nova seleção simplifica para preencher 6.765 vagas no Censo 2022. Veja como participar

© Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias /Direitos Reservados

Depois de o Censo 2022 perder 6.550 recenseadores, o IBGE lançou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (dia 24) a convocação para uma seleção simplificada para o preenchimento de 6.765 vagas para recenseador e para as funções de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS). De acordo com o IBGE, não será cobrada taxa de inscrição. Não há previsão de prova, e os candidatos serão classificados e selecionados por análise de título do candidato.

Segundo o órgão, as rescisões de contratos dos trabalhadores que chegaram a 4,7% do total de profissionais convocados estão “dentro do previsto”. Elas acontecem, no entanto, menos de um mês após o início dos trabalhos dos recenseadores e em meio a relatos de agressões e hostilidade da população.

Segundo o edital lançado, para a função de recenseador o número de vagas é de 6.514 vagas e é necessário ter ensino fundamental completo. A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022.

Outras funções

Já para as funções de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) foram abertas 251 vagas. A remuneração oferecida é de R$ 2.100, para função de ACM, e R$ 1.700, para de ACS. Nos dois casos, há exigência de ensino médio completo

O contrato terá 40 horas semanais, sendo 08 horas diárias, com pagamento de vale transporte e refeição. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até cinco meses, podendo haver prorrogação.

Inscrição

Para realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE, previstos no edital, e entregar o formulário de inscrição da versão completa deste edital, preenchido e assinado. O formulário de inscrição pode ser preenchido no link oficial da seleção. O edital completo está disponível no site do IBGE.

As vagas para as funções de ACM e ACS terão inscrição única. Serão oferecidas as vagas de ACM aos candidatos que obtiverem melhor classificação no processo seletivo simplificado. Aos demais candidatos classificados, serão oferecidas as vagas de ACS, obedecida a ordem de classificação.

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos dos candidatos.

O resultado final será divulgado no site do IBGE.

*Extra

google news