Os idosos de um asilo de Salvador receberam um carinho de parentes neste sábado (22) após uma ação da instituição. Foi colocado uma cortina para que os pacientes pudessem abraçar os familiares e ficarem feliz com um gesto de afeto.
“Um abraço é uma coisa maravilhosa e nessa pandemia, muito tempo sem poder tocar nas pessoas, sem poder abraçar, muitas vezes sem poder ver. Estou muito feliz pela oportunidade que a casa está nos proporcionando para a gente poder ter esse contato mais de pertinho”, disse emocionada, Suzana, que tinha acabado de abraçar a mãe Maria Anunciação, de 87 anos.
A cada abraço que é dado, a equipe do asilo faz a higienização da cortina. Os familiares também usavam luvas e uma roupa especial para o momento tão aguardado pelos idosos.
A diretoria do asilo, que cuida de 20 idosos, também dividiu as famílias por dia, para que não gerasse aglomeração no local.
Uma das organizadoras da ação, Daiane, contou que a cortina foi confeccionada com a intenção de melhorar os sinais vitais dos idosos, abrir o apetite e diminuir o quadro depressivo, causados pela saudade.
“O que a gente vinha notando? A gente vinha notando alterações nos sinais vitais, falta de apetite, um quadro depressivo aumentado e aí por conta disso, a gente preciso desenvolver algo que pudesse melhorar um pouco o quadro de saúde”, disse
“No Dia das Mães a gente fez uma ação e de lá para cá a gente já notou a melhora de quase 100% das pacientes. Ocorreu a melhora nos sinais vitais e no apetite”, ressaltou. (G1)