A Igreja Batista Teosópolis, de Itabuna, no sul da Bahia, realizou neste sábado (12), culto de posse do pastor Geraldo Santos Meireles como titular do seu Ministério Pastoral. A cerimônia ocorreu, no templo da igreja, situado na Avenida Felix Mendonça,75, Bairro da Conceição, em Itabuna.
O pastor, que vinha atuando interinamente há seis meses, foi eleito por 94% dos membros da igreja após um período de 40 dias de orações. Meireles, agora, assumiu a titularidade da Igreja Batista Teosópolis, uma das mais tradicionais do sul da Bahia.
Geraldo é formado em Administração de Empresas pela Uesc e pós-graduado com MBA em Gestão Empresarial. Meireles é servidor público federal vinculado à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), onde trabalha há 35 anos. Atualmente, é Diretor do Serviço de Registro de Pessoas.
O pastor nasceu em Itabuna em 30 de abril de 1965. Filho de Geraldino Pinto Meireles e Risalva Francisca dos Santos Meireles, é casado há 25 anos com Valdecy Eduvirgens de Oliveira Meireles, com quem tem três filhos – Daniel, Gabriel e Geraldo Júnior.
A conversão de Meireles, figura carismática e bastante conhecida em Itabuna, ocorreu em 1984, num domingo à noite, durante um culto coletivo da Igreja Batista Teosópolis, após uma mensagem proferida pelo professor Hilton Medeiros. Em 1989, foi batizado pelo Pastor Hélio Lourenço da Silva, com quem desenvolveu um forte relacionamento de cooperação, parceria, aprendizado e admiração.
Em 1993 foi eleito vice-presidente e relator da Comissão de Finanças e Patrimônio da Igreja Batista Teosópolis, cargos que ocupou até 1997. Durante esse período, juntamente com sua esposa, ajudou a implantar os Encontros de Casais com Cristo e Encontros de Jovens com Cristo, tornando-se também conselheiro dos Jovens, atuando em diversos outros departamentos da Igreja.
Em 1997 mudou-se para a cidade de Ipiaú onde congregou na Primeira Igreja Batista de Rio Novo, sob a liderança do pastor Carlos Cezar Januário. Ali ajudou a implantar o Encontro de Casais com Cristo, ministério que abraçou com sua família, tornando-se líder de ECCs em diversas cidades e igrejas da região e outros estados, a exemplo da Igreja Memorial de Ilhéus, PIB de Itapetinga, PIB de Aracaju, Igreja Batista Avenida de Feira de Santana, PIB de Itapuã em Salvador e Igreja Batista Alvorada em Feira de Santana, dentre outras.