A prefeitura de Salvador inaugurou, na manhã desta terça-feira (5), um hospital exclusivo para tratar pacientes com a Covid-19. O hospital, o Itaigara Memorial fica na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, e possui 47 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Foram realizadas obras de adaptação no segundo andar. Aqui antes era um Day Hospital, com demandas mais simples. Ele não foi construído originalmente para a implantação de uma UTI. Nós tivemos que fazer adequação da infraestrutura”, explicou o prefeito ACM Neto durante a inauguração do hospital.
Vale destacar que o internamento na unidade será feito apenas por meio do Sistema de Regulação.
Diante disso, as pessoas não devem procurar o hospital. Em caso de suspeita, o ideal e que as pessoas liguem para o 155 ou para o 156.
A nova unidade exclusiva para atendimento de pacientes com coronavírus era privado e foi requisitado administrativamente pela prefeitura, em abril, para ser utilizado nesse período de combate ao novo coronavírus.
Os 47 leitos de UTI da unidade estão equipados com ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e isolados, para atender pacientes em estado grave.
“O hospital já começa a receber pacientes esta tarde. Os leitos estão completos, todos os equipamentos já estão na unidade. Hoje ele começa a operar com 17 leitos, mas a partir de segunda-feira (11), todos os 47 leitos estarão funcionando 24 horas. Teremos aqui 336 profissionais”, detalhou o prefeito ACM Neto.
O prefeito ainda falou que pretende inaugurar, na próxima segunda-feira (11), o hospital de campanha do Wet’n Wild. A unidade de saúde temporária também é voltada apenas para casos de coronavírus.
Até a manhã desta terça, a Bahia havia registrado mais de 3,7 mil casos confirmados de coronavírus, com 141 mortes. (G1)