A cidade Ipiaú, no sul da Bahia, foi inundada por uma enchente, nesta segunda-feira (26), após o temporal que atingiu a região. O aeroporto também ficou alagado e precisou ser interditado.
A situação surpreendeu moradores antigos do município, como é o caso de Raimundo, que vive na região há mais de 50 anos.
“Nunca vi [uma enchente como essa]. Nunca precisei sair da minha casa e hoje vou ter que sair”, relatou.
De acordo com a prefeitura de Ipiaú, 60% do município estava alagado na manhã desta segunda. A inundação teria sido uma consequência do aumento da vazão do Reservatório da Usina da Pedra, conforme explicou a secretária municipal de infraestrutura, Andrea Suzart.
“Com o volume do Rio de Contas aumentado, o rio não está tendo condições de ter essa vazão. O Rio da Água Branca também está subindo e alagando várias ruas no município”, afirmou.
Ainda de acordo com a prefeirura, cerca de 120 famílias estão desabrigadas. Para dar assistência a essas pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social montou quatro abrigos provisórios na cidade.
“Essas famílias estão sendo assistidas pela assistente social, pela psicóloga do município, além de receber alimentação, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza”, explicou. (G1)