Israel usa redes sociais para acusar Lula de negar o Holocausto

Na Etiópia, o presidente Lula comparou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus na Segunda Guerra Mundial

Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, uma conta oficial do Estado de Israel na rede social X, antigo Twitter, acusou o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de negar o Holocausto contra judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Uma publicação questionava: “O que vem à sua cabeça quando pensa no Brasil?”, com uma imagem da bandeira do Brasil. O perfil de Israel, então, respondeu: “Antes ou depois de Lula negar o Holocausto?”.

A conta em questão é administrada pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, segundo consta no próprio perfil. O Metrópoles questionou o Palácio do Planalto em relação a eventual resposta ao comentário, mas não obteve retorno. A publicação é mais uma repercussão após o presidente Lula comparar os ataques realizados por Israel contra a Faixa de Gaza ao Holocausto.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente.

O Metrópoles aponta que na ocasião, o chefe do Palácio do Planalto foi questionado sobre a decisão de alguns países de suspender o financiamento da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta auxílio aos refugiados palestinos, a UNRWA.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, exigiu um pedido de desculpas de Lula pela comparação entre as ações de Israel contra palestinos e a morte de judeus durante a Segunda Guerra.

“Milhões de judeus em todo o mundo estão à espera do seu pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Hitler?”, escreveu Katz na sua conta do X . (Bahia.ba)

google news