Itamaraty confirma que grupo de brasileiros foi autorizado a cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito nesta sexta

O grupo que inclui 18 crianças, 10 mulheres e seis homens cruzarão a fronteira na manhã desta sexta, um mês depois dos ataques do Hamas a Israel.

Fonte: Reprodução Internet

Comunicado divulgado pelo Itamaraty no final da tarde desta quinta-feira (9) afirma que o chanceler Mauro Vieira, após contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, recebeu a confirmação de que o grupos de 34 brasileiros que se encontra em Gaza serão autorizados a cruzar a fronteira para o Egito nesta sexta (10). Este foi o 4º contato entre os dois ministros para tratar da situação dos brasileiros retidos em Gaza.

De acordo com o comunicado do Itamaraty, o ministro israelense teria dito que fechamentos inesperados da passagem de Rafah, o posto entre Gaza e o Egito, teriam impedido a inserção dos brasileiros na lista das pessoas autorizadas a cruzar a fronteira. O grupo que inclui 18 crianças, 10 mulheres e seis homens cruzarão a fronteira na manhã desta sexta, um mês depois dos ataques do Hamas a Israel.

Os brasileiros que estão em Gaza vinham sendo assistidos pela Representação Brasileira em Ramala, na Cisjordânia. O grupo aguardava liberação para cruzar a fronteira dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis.

A saída dos brasileiros era aguardada com expectativa. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o governo brasileiro vinha empregando esforços para retirar civis brasileiros tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza. Porém, a negociação para a saída de Gaza acabou se tornando mais lenta e imprevisível.

Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate dos brasileiros prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza, com equipes e ônibus de prontidão, medicamentos e alimentação, até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde uma aeronava da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda desde a semana passada. A expectativa é que o desembarque em Brasília aconteça na manhã de domingo (12). O roteiro inclui três paradas técnicas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife.

Integrantes do governo disseram à CNN que há a expectativa de que os brasileiros sejam recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Base Aérea de Brasília. (BN)

google news