Itamaraty espera discurso sem “deslizes” de Lula na ONU

Diplomatas que prepararam agenda do presidente voltam às atenções aos encontros bilaterais, sobretudo com Zelensky

Ricardo Stuckert/PR

O discurso de Lula (PT) na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) não preocupa a equipe do Ministério das Relações Exteriores que preparou a agenda do presidente em Nova Iorque. Chefiados por Mauro Vieira, os diplomatas focam nos encontros bilaterais de Lula com os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.

A fala que abre a Assembleia da ONU é tradicionalmente feita pelo Brasil desde 1947. Lula falará sobre uma nova governança mundial e defenderá um papel maior dos países subdesenvolvidos nas decisões internacionais. Ainda fará um apelo pelo fim da fome e pelo fim dos conflitos bélicos no mundo. O discurso foi escrito por Vieira e equipe.

O que preocupa é a atuação de Celso Amorim nas agendas bilaterais. Como o blog mostrou, há uma disputa silenciosa no Itamaraty pela influência sobre Lula no cenário internacional. Enquanto Vieira tem uma visão pró-ocidente, Amorim tem uma visão mais pró-Rússia.

Segundo diplomatas próximos a Mauro Vieira, a expectativa é que Lula não cometa os mesmo erros anteriores, quando relativizou a guerra da Ucrânia e colocou o mesmo peso entre os combatentes.

Lula encontra-se com Joe Biden às 12h de quarta-feira (20/09) e com Zelensky às 17h do mesmo dia.

(Metrópole)

google news