Talentosa, linda, carismática e um show de exuberância, IZA apresentou alguns hits da sua carreira, como: “Brisa”, “Evapora” e “Talismã” no palco do Domingão. A cantora também foi surpreendida por Faustão com uma homenagem no Arquivo Confidencial. A técnica do The Voice Brasil recebeu depoimentos de amigos e familiares e se emocionou muito com pedido de perdão do pai. Confira os vídeos!
Antes do anúncio de que iria participar do quadro, a artista fez um desabafo sobre preconceito, representatividade e meritocracia:
“Considero que estou numa posição muito privilegiada. Por conta da minha profissão, a questão do assédio, do racismo, fica velada, não some. As pessoas ficam com aquele receio de se expressar como elas gostariam. Mas sei que isso não acontecer comigo não significa que o racismo acabou.”
“Estamos caminhando, mas ainda temos muita coisa para fazer. Quando eu era criança, eu queria muito me ver na TV e, hoje, me vejo muito mais de mim nos lugares. Isso é a representatividade.”
“Quando a gente fala sobre meritocracia eu fico muito chateada, porque os caminhos, as oportunidades nunca foram as mesmas. Existe uma lacuna social de oportunidades e de preenchimento de vagas que é muito grande.”
O poder do perdão
Um dos depoimentos mais impactantes foi o de seu pai, Djalma Leite Lima. Afastados durante um tempo, após separação da mãe da cantora, Djalma pediu desculpas para a filha e reforçou o amor que sente por ela:
“Com a separação da mãe dela, isso nos afastou durante um bom tempo. O tempo passa e a única coisa que vem no coração é sempre pedir desculpas, mesmo sem ela estar ouvindo, daquilo que posso ter feito e a ter magoado.”
Para IZA foi: “Um carinho para o meu coração e uma mensagem que eu realmente precisava ouvir”.
Referência
Bruno Costa, primo de IZA, falou com muito orgulho da prima e frisou a importância da representatividade:
“É muito importante ter essa artista como referência na música. Lembro de ter crescido sem muitas referências de artista negro. Depois de um show, onde aconteceu uma situação delicada, ela entrou na van, estava todo mundo discutindo isso e ela virou para todo mundo e falou: ‘Sei que essa situação é chata, porém isso aconteceu, vai continuar acontecendo e a gente vai continuar aqui porque a gente tem que mostrar que o nosso lugar também é esse independente se as pessoas vão gostar ou não’. Isso foi muito marcante pra mim.”
Onde tudo começou
Marcos Jaconiano, amigo da artista, contou como IZA começou a cantar nos palcos:
“Eu era muito amigo dos donos do bar, sou muito amigo da família da IZA e eu ficava sempre tentando fazer essa ponte para colocar a IZA para cantar aqui. Antes ela gravava os vídeos só na internet e quando eles assistiram o vídeo, na hora quiseram que IZA cantasse no bar. Tinha um determinado público médio que vinha sempre, no dia do show dela foi quatro vezes mais esse número.”
Nathália Rosental, amiga da cantora, relembrou do dia que foram juntas ao Rock in Rio em 2015 assistir ao show da Rihanna e que não tinham nem dinheiro para comer direito:
“Eu sou muito fã da Rihanna, a IZA também, quando descobrimos que ela vinha para o Rock in Rio, a gente ficou desesperada. Na época não tínhamos grana, parcelamos o ingresso em seis vezes no cartão. No dia a gente não tinha dinheiro para comer direito, aí a IZA se ajoelhou e pediu para que ela tivesse a oportunidade de voltar ao festival um dia e cantar. E, foi o que aconteceu em 2017 ao convite do CeeLo Green e em 2019 no Palco Sunset sozinha.”
Encontro de almas
O marido, Sérgio Santos, se declarou para a mulher e contou sobre planos para o futuro ao lado da amada:
“Depois de ter passado por algumas desilusões, cheguei até a conversar com meus amigos: ‘Estou desiludido, só vou ficar com uma mulher se for tipo a IZA’. Não sei como Deus me ouviu. Uma semana depois, após ter dado alguns sinais, ela veio falar comigo. A gente começou a ficar, namorar, noivou, casou, foi um processo rápido, mas natural. Deus parece que coloca tudo no lugar, encontro de alma gêmeas.”
“Pensamos bastante sobre o próximo passo, que é ter filhos, a gente está se mudando para uma casa maior, que quando tiver filho não vai precisar se mudar. Já compramos um carro de sete lugares, que cabe os três filhos que a gente quer ter e a sogra lá atrás. Tudo nela me encanta, ela é a mulher mais carinhosa, mais linda, é a mulher da minha vida.”
Muito emocionada, IZA retribuiu o carinho e falou sobre o marido:
“Te amo, amor. Você é o homem da minha vida. A música me fez conhecer o Sérgio. É tão legal encontrar alguém que a gente se entende e que torce por você. O Sérgio sempre foi minha torcida. O que ele falou ali é que eu dava mole para ele antes, mas ele não dava muita bola para mim. Passou um tempo, tomei coragem e mandei uma mensagem pra ele. ”
É muita emoção
Isabel de Lima, mãe da IZA, relembrou as dificuldades que passaram para a artista poder chegar aonde chegou. E, diante de tantas situações difíceis não deixou a cantora desistir de seu grande sonho de ser cantora: “Meu salário é o do professor, então tinha muito sonho, muita vontade, mas pouco dinheiro. Comecei a fazer sanduíche para vender na escola. Ao mesmo tempo que foi um momento muito duro, também foi um momento de aproximação.”
“Quando fez um ano que ela estava tentando a carreira, ela falou: ‘estou pensando em desistir dessa coisa de ser cantora. Não estou dando conta de ver o seu sacrifício’. Eu disse para ela: ‘Se você está enxergando o sacrifício, você não tem o direito de jogar um ano de sacrifício fora. Você vai continuar’. Ela é tudo para mim.” (Gshow)