Jerônimo Rodrigues anuncia nova licitação para construção do VLT do Subúrbio após rompimento com consórcio

Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo estadual afirmou que espera abrir a licitação entre o final deste mês de agosto e início de setembro

Foto: Rafael Martins / GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou uma nova licitação para a construção do VLT do Subúrbio nesta quinta-feira (17). Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo estadual afirmou que espera abrir a licitação entre o final deste mês de agosto e início de setembro. A movimentação ocorre após a gestão rescindir o contrato com o consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, na última quarta-feira (16).

“Eu espero que a gente possa fazer as tratativas do total desligamento diante desse aspecto do VLT e nós estaremos abrindo a licitação. O prazo que eu tenho na minha mesa é final deste mês, início do outro, para que a gente possa dialogar. Tudo que foi investido pelo Estado com relação ao VLT, a gente não perde nada. A construção que foi feita na região do Comércio é do Estado e nós vamos continuar fazendo”, disse Jerônimo.

Em entrevista ao Bahia Notícias no início deste mês de agosto, a secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, já havia antecipado que o governo lançaria uma nova licitação após o rompimento com a Skyrail. Além disso, a titular da Sedur assegurou que a renegociação não irá atrasar o projeto.

“Provavelmente [terá um novo edital] sim, mas isso não vai atrasar o projeto. Digo que da demora de se negociar com a Skyrail e se fazer o lançamento e a execução de um projeto vai levar o mesmo tempo ou talvez menos tempo do que isso em a gente conseguir um acordo amigável. […] Talvez não as obras [comecem este ano], mas este ano ainda a gente tem toda a solução para uma data de reinício da retomada da construção do VLT do subúrbio”, afirmou.

A decisão pela rescisão contratual também ocorreu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. (BN)

google news