Centenas de milhares de chineses teriam recebido duas vacinas contra a Covid-19 que ainda estão em fase de testes. De acordo com a publicação Wall Street Journal, os responsáveis pelas vacinações são os laboratórios Sinopharm e Sinovac Biotech. Esta última também está em fase de testes no Brasil, mas funcionários da empresa e seus familiares, incluindo o presidente, teriam recebido a fórmula.
As duas vacinas da Sinopharm e uma da Sinovac ainda estão no terceiro e último estágio dos ensaios clínicos. Segundo informações do jornal O Globo, no entanto, a Sinopharm foi favorecida por decisão do governo chinês que autorizou o uso emergencial de imunizantes ainda que sua eficácia não tenha sido comprovada.
Um mês após a decisão, em agosto a Comissão Nacional de Saúde da China, equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil, anunciou que o laboratório já tinha vacinado profissionais de saúde e trabalhadores de outras áreas, como alfândegas. O contingente de pessoas que receberam a fórmula não foi revelado.
Ainda segundo O Globo, a vacina da Sinovac em testes no Brasil está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo. As 20 mil doses trazidas da China estão sendo aplicadas em 9 mil voluntários de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Bahia.Ba)