Lira intensifica negociações e se reúne com bancada da Bahia

Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado Federal.

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira (PP-AL) está intensificando as negociações para tratar de sua reeleição ao cargo, que deve acontecer no dia 1º de fevereiro. Mantendo a agenda de reuniões com as bancadas estaduais, Lira se encontra nesta terça-feira (24) com os deputados federais da Bahia, na residência oficial da Câmara, em Brasília.

Para apoiarem Lira na disputa pela reeleição, os deputados vem negociando intensamente para os outros cargos da Mesa Diretora, como moeda de troca. Além do cargo de presidente, outros 10 cargos estão na disputa: 2 vice-presidentes; 4 secretários; e 4 suplentes.

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado Federal.

Atualmente, Arthur Lira conta com o apoio declarado de 16 partidos, incluindo da federação PT, PV e PCdoB. Já estão com Lira o PP, com 47 deputados, o União Brasil, com 59, o Republicanos, com 41, o PDT, com 17, o Podemos, com 12, o PSC, com 6, o Patriota, com 4, o Solidariedade, com 4, o Pros, com 3 e o PTB, com apenas 1 deputado. O PL, com 99 cadeiras, e o PSD, com 42, ainda não formalizaram o apoio ao líder do Centrão, mas a tendência é que também apoiem sua recondução ao cargo.

Como uma forma de conquistar mais votos, Lira aumentou os valores do auxílio-moradia dos deputados em 56%. O ato foi assinado pelo presidente da Casa nesta segunda-feira (23). Com o aumento, o auxílio passará de R$ 4.253 para R$ 6.654 mil.

Têm direito ao auxílio os deputados que não usam os imóveis funcionais fornecidos pela Câmara, que tem 432 apartamentos. Atualmente, 364 estão ocupados. (BN)

google news