O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve voltar ao Brasil um dia antes do previsto inicialmente. A volta do petista estava marcada para a quinta-feira (21), mas foi remarcada para a noite desta quarta (20). O gestor maior da nação está nos Estados Unidos para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A informação foi divulgada no perfil oficial de Lula no X, antigo Twitter.
O presidente tem se queixado de dores no quadril, que se agravaram nas últimas semanas, e será submetido a uma cirurgia no fim de setembro para lidar com o problema, causado por um quadro de artrose.
“Eu tomei uma decisão: vou operar o quadril nos próximos meses. É um procedimento bem simples. A dor me deixa de mau humor e eu quero ficar de bom humor, porque eu assumi um compromisso para que o Brasil dê certo. E vai dar certo. A engrenagem do motor já está funcionando e as pessoas sentindo o país melhorando”.
Contudo, segundo a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, a antecipação da volta “em algumas horas” não tem relação com a situação de saúde do presidente.
Além disso, ainda segundo a Secom, os encontros bilaterais previstos para esta quarta estão mantidos. A agenda inclui uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e uma com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.