Lula celebra aprovação da reforma tributária: “Fato histórico”

Presidente elogiou os ministros envolvidos na negociação para aprovação da proposta

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste sábado (16) a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados e definiu a decisão como um “fato histórico” para o país.

Pela primeira vez na história conseguimos aprovar uma reforma tributária para facilitar o investimento, facilitar o pagamento de imposto. Pagar mais quem ganha mais, pagar menos quem ganha menos. O que aconteceu foi um fato histórico”, disse o presidente durante uma solenidade em São Paulo.

Durante o discurso, Lula ainda elogiou os ministros envolvidos na aprovação da proposta, destacando a atuação de Fernando Haddad, por ter “coordenado” as negociações.

“Ontem [sexta-feira] nós conseguimos aprovar uma política de reforma tributária numa votação democrática, num Congresso em que a gente tem minoria, mas a capacidade do Haddad, do Alexandre Padilha [ministro das Relações Institucionais], do [senador] Jaques Wagner, do deputado José Guimarães, foi tão grande que a gente pela primeira vez conseguiu aprovar uma reforma tributária”, disse.

Entre as medidas da reforma, está a possibilidade de adoção de crédito presumido, de forma a incentivar a produção de veículos elétricos e flexíveis. Também fica definida uma “cesta básica nacional” isenta de impostos. A reforma tributária cria o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que irá unir impostos que já existiam, como a Contribuição sobre Bens e Serviços, que reunirá o PIS, Cofins e IPI, e o Imposto sobre Bens e Serviços, que unificará o ICMS e o ISS.

(Metro 1)

google news