Na tarde desta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar com o rei da Inglaterra, Charles III, por telefone. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Durante o telefonema, é esperado que o rei faça um convite oficial ao mandatário brasileiro para a sua cerimônia de coroação, que acontecerá em Londres no dia 6 de maio.
A ligação está agendada para 15h30 e será o primeiro contato entre os dois desde a vitória de Lula. Em 1º de janeiro, quando o presidente tomou posse, Charles III enviou uma carta de felicitações, em que destacou a “forte parceria entre o Brasil e o Reino Unido”.
Entre interesses em comum, que podem, eventualmente, ser tema da conversa, está a pauta ambiental, notoriamente defendida pelo rei e colocada como uma de suas prioridades pelo governo Lula.
O diálogo do presidente brasileiro com líderes internacionais tem sido frequente. Na última quinta-feira (2), Lula conversou por videoconferência com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O tema foi a guerra que acontece entre Rússia e Ucrânia e se arrasta há mais de um ano. No diálogo, Chefe do Executivo do Brasil reforçou seu intenso de criar um grupo de países neutros para intermediar o diálogo pela paz. (metro1)