Lula desembarca em Hiroshima, no Japão, para participar de reunião do G7

Em solo japonês, o presidente brasileiro participará de sete reuniões bilaterais, de acordo com o Itamaraty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Hiroshima, no Japão, nesta quinta-feira (18). Após sair do aeroporto, o petista seguiu com sua comitiva até o Ana Crowne Plaza Hotel, local onde ficará hospedado ao longo deste final de semana, já que está previsto para retornar ao Brasil na próxima segunda (22).

“Chegamos em Hiroshima, para a reunião do G7. A primeira que o Brasil participa desde 2009. A agenda de encontros bilaterais começa amanhã, na madrugada do Brasil. Uma reunião com o primeiro-ministro da Austrália. E agora boa noite, porque aqui está tarde”, escreveu Lula nas redes sociais.

Esta será a sétima vez que o presidente brasileiro participa como convidado no segmento externo da cúpula do G7, grupo composto por Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha, Canadá, França e Reino Unido. Em 2023, o convite foi feito ao petista pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que participará de uma reunião bilateral com Lula neste sábado (20).

Além disso, segundo o Itamaraty, Lula tem reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese; com o presidente da Indonésia, Joko Widodo; com o presidente da França, Emmanuel Macron; com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. (metro1)

google news