Em reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou ao deputado Celso Sabino (União) que uma possível substituição na chefia do Ministério do Turismo só deverá acontecer após a viagem que o mandatário fará à Europa. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
O presidente viajará na noite desta segunda-feira (19) para Roma, onde cumprirá agendas oficiais e seguirá para o Vaticano. Depois ele vai fazer uma parada em Paris, na quinta (22) e na sexta (23). Inicialmente, a expectativa é que o petista retornará ao território brasileiro no próximo sábado (24).
O encontro reservado entre Lula e Sabino ocorreu em Belém, neste sábado (17), depois do presidente participar do evento que anunciou oficialmente a capital paraense como sede da COP30 (Conferência do Clima das Nações Unidas). Em um primeiro momento, o petista havia se reunido com o parlamentar, cotado para substituir a ministra Daniela Carneiro, em um almoço promovido pelo governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).
No almoço, Sabino presenteou Lula e Barbalho com camisas oficias do time paraense Remo, com os nomes e números dos partidos de cada um estampados nas costas. Antes disso, ainda na solenidade da COP30, Barbalho aproveitou o momento para endossar a campanha de Sabino, seu conterrâneo, como novo ministro do Turismo.
“Se o Pará tiver mais um ministro, não vamos achar ruim, porque fortalece o nosso estado”, iniciou. “Caso a sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós”, afirmou o governador ao conversar com Lula. (metro1)