O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (16) que, até o final de seu mandato, nenhum brasileiro passará fome. O compromisso foi anunciado durante o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado na região central do Rio de Janeiro.
“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento: hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, declarou o presidente. Segundo ele, a questão não é falta de alimentos, mas de responsabilidade de incluir os mais pobres no orçamento público.
Lula destacou que, até o momento, 24 milhões de pessoas foram retiradas da fome em seu governo e reforçou que, até 2026, nenhum brasileiro enfrentará essa condição.
O evento envolveu o G20 Social , que, durante três dias, reuniu representantes do governo, movimentos sociais e ONGs para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza. Na próxima segunda (18) e terça-feira (19), a Cúpula do G20 reunirá líderes globais, com a presidência brasileira colocando o combate à fome e à pobreza como prioridades na agenda.