Mais de 20 cachorros foram mortos por envenenamento em menos de 24h no vilarejo Novo Paraná, que fica a cerca de 32km da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
De acordo com a estudante, Aline Silva, o envenenamento de animais é frequente na região.
“O povo é acostumado a fazer e deixar por isso mesmo. Só que chegou em um limite que a gente tem que botar um basta nisso, em um lugar tão pequeno [como esse] aqui”, relatou Aline.
A vereadora de Luís Eduardo Magalhães, Sandra Regina, também demonstrou preocupação com o caso.
“A gente está averiguando todos os fatos, porque queremos o esclarecimento e o porquê de fazer tanta maldade com esses animais”, disse a vereadora.
A Guarda Municipal foi acionada pelos moradores para dar apoio na situação. Os agentes ouviram os donos de animais e, segundo eles, a maioria apontou um morador como autor dos envenenamentos.
Apesar de negar a autoria do crime, o suspeito foi levado à delegacia para ser ouvido junto com as testemunhas do caso. O homem prestou depoimento e foi liberado.
“Existe uma situação que aconteceu há um tempo atrás, onde também foram envenenados vários animais, mais especificamente cachorros, e a maioria da comunidade aponta no sentido de que este cidadão aqui apresentado é o autor também desse fato. Por isso, a minha decisão de fazer o flagrante”, explicou o delegado Leonardo Mendes. (G1 da Bahia).