Os funcionários do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia procuraram o BNews para denunciar, nesta quinta-feira (14), a demissão de mais de 50 trabalhadores da empresa. De acordo com os trabalhadores, o contrato, que indica término somente em junho do ano, será interrompido no fim deste mês.
Em entrevista a reportagem do BNews, um dos funcionários, que prefere não se identificar, informou
que demissão foi divulgada, sem aviso prévio, através de uma reunião virtual, realizada no último dia 12. ” O nosso gestor abriu uma videochamada e informou que só ficaríamos até o final de dezembro porque a diretoria optou em não dar continuidade ao projeto aqui na Bahia”, contou o trabalhador.
A equipe de funcionários demitidos faz parte do programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), que atuam no estado com consultoria voltada a micro e pequenas empresas, de forma exclusiva e presencial.
Os denunciantes relataram ainda que, desde quando souberam da demissão, tentaram entrar em contato com empresa em busca de esclarecimentos e diálogo, mas não tiveram retorno.
“Todos os desligados enviaram e-mail e também mandamos mensagem no WhatsApp para o nosso gestor. Ex-gestor, agora, né? … A gente não sabe o motivo do encerramento das atividades em dezembro. Queremos esclarecimento, mas ninguém dá retorno. É um silêncio absoluto”, contou um agente.
Para se tornar um ALI é preciso passar por um processo seletivo público, que acontece a cada 2 anos. No caso dos agentes demitidos, o ingresso foi através de um edital, que consiste na realização de prova e capacitação. Para os funcionários, a demissão foi repentina e despreparada.
“A gente está se sentindo desrespeitado, São mais de cinquenta profissionais que perderam seus empregos de forma abrupta, às vésperas do Natal. Não esperávamos tamanho despreparo de uma instituição como o Sebrae, que tinha um contrato pra cumprir até o ano que vem. Teve gente que veio de outra cidade com a garantia de trabalho de 2 anos e, repentinamente, o contrato é rompido”, desabafou o agente.
O BNews procurou a assessoria de comunicação do Sebrae em busca de um posicionamento, mas até a publicação desta reportagem não teve resposta. (BNews)