Maisa, Juliana Paes e Paula Amorim fizeram a transição capilar e têm mostrado seus cabelos cacheados em fotos nas redes sociais. Quem conversou com o hair stylist Gustavo Almeida, do Espaço Be, para obter dicas e etapas do processo.
“Muitos acham que essa tarefa é fácil, mas pode ser difícil. A mistura de texturas e a adaptação às novas necessidades de cuidados não são fáceis. Algumas dicas auxiliam a passar pelo processo de transição capilar sem sofrer muito. Afinal, o resultado de ter cabelos naturais e incríveis fazem o esforço valer à pena”, explica Gustavo.
Sobre a duração do processo, ele explica que é variável. “O tempo de duração da transição capilar vai depender de alguns fatores: tempo de crescimento do fio, tipo de química que era realizada nos cabelos e se será feito um corte ou não. Existem pessoas que cortam todo o cabelo que ainda possui resíduo de químicas para ser mais rápido, mas tem tem aquela opte por deixar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos”, avalia.
O profissional aconselha a usar ativador de cachos durante o processo. “Ele ajuda a igualar as texturas do fio sem usar ferramentas de calor– secador, chapinha ou modelador. A dica é aplicar o ativador de cachos e fazer dois coques ou duas tranças antes de dormir. Os fios ficarão com textura igualada, mais próxima ao natural de seu cabelo”, diz.
Juliana Paes: “O processo de transição capilar não se faz de um dia pro outro. É demorado, tem que ter paciência. Para hidratar, uma dica caseira, é usar azeite com baixa acidez. Passo à noite, faço uma trança frouxinha e vou dormir.”
Maisa Silva: “Meu cabelo é cacheado e comecei a usá-lo liso na época em que fiz Carrossel. Para estar com o visual diferente dos cachinhos do Bom Dia e Cia., passei a usar o cabelo alisado. Há dois anos, mais ou menos, decidi experimentar o natural e iniciei a transição. Continuava fazendo escova, mas não recorria ao processo das químicas. Agora, neste ano, como já estava em um comprimento legal cortei. Estou amando, me sentindo mais leve.”
Paula Amorim : “Estou tentando deixar meu cabelo voltar cachear. A última vez que alisei os fios foi em novembro do ano passado. Tem sido uma experiência interessante. Já faz mais de 15 anos que aliso meu cabelo, então estou redescobrindo meus cachos e estou amando.”, e ela dá a dica. “Tenham em mente que a transição é sua. Seus cabelos e suas regras e se joga no cabelão. Eu estou amando o resultado.” (Quem)