Na semana passada a direção da Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Ubaíra (APMIU), informou à prefeitura que suspenderia os atendimentos de urgência e emergência durante o mês de junho.
Diante do fechamento do Hospital Municipal de Ubaíra, a secretaria de saúde do município então, decidiu manter o Centro de Saúde – João José de Brito, funcionando 24h para suprir o atendimento à urgências e emergências da região. (leia nota divulgada pela prefeitura)
Enquanto isso, populares estão se manifestam contra o fechamento do Hospital, e fecharam a BA-420. Imagens compartilhadas na internet, mostram a rodovia totalmente bloqueada com queima de pneus e galhos de árvores.
Assista:
Crise
O Hospital, que é uma instituição filantrópica gerida pela APMIU, vem passando por uma crise financeira há vários meses, havendo diversas denúncias a cerca de atrasos no salário e suspensão de plantões.
De acordo com informações, o valor da tabela SUS para os serviços ofertados, está sem atualização há quase vinte anos. Além disso, ainda conforme denúncias, a Saúde do Estado de Bahia (SESAB) seria causadora de diversos atrasos nos repasses, comprometendo a folha de pagamento e os serviços ofertados.
Até o fechamento da matéria, o hospital não enviou nenhuma nota sobre a decisão de interromper os atendimentos.
Redação Voz da Bahia