A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi suspensa na manhã desta quinta-feira (11), por causa da maré baixa. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a maré baixa impede a atracação de embarcações no terminal de Vera Cruz.
A suspensão do serviço ocorreu às 8h. Ainda segundo a Astramab, a travessia será retomada às 10h, no sentido Ilha de Itaparica; e às 10h30 sentido Salvador.
Após a retomada das operações, a travessia estará com oito embarcações em tráfego, fazendo saídas de meia em meia hora, ou a cada 15 minutos, caso a demanda de passageiros exija.
Além disso, o sistema vai operar nesta quinta até as 19h30, saindo de Salvador, também por causa da maré baixa. Com isso, o horário das 20h está cancelado. Já de Mar Grande, a última saída será normal, às 18h30.
Morro de São Paulo e escunas
A travessia Salvador-Morro de São Paulo está operando com cinco horários por dia, e a previsão é que o movimento de embarque seja intenso, com o deslocamento de turistas que vão passar o final de semana no Morro.
O primeiro catamarã do dia saiu às 8h30 do Terminal Náutico. Os próximos horários são 9h, 10h30, 13h e 14h30. No retorno para a capital, as saídas ocorrem em Morro de São Paulo às 9h, 11h30, 13h, 14h30 e 15h. As passagens são vendidas nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico. O bilhete custa R$ 113.
As escunas de turismo vão operar normalmente hoje o roteiro do passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos e com expectativa de boa procura. As escunas sairão às 9h do Terminal Náutico e retornam a Salvador às 17h30. No roteiro, são feitas paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. A tarifa custa R$ 60. (G1)