Inflação, guerra na Ucrânia e cenário doméstico brasileiro explicam divergência
Um levantamento realizado pelo Banco Central observou que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 das maiores economias mundiais apresentou queda. Enquanto isso, O Boletim Focus desta semana trouxe a 12ª revisão consecutiva do mercado para o crescimento do PIB do Brasil.
Os dados baseados no Focus e na mediana de estimativas reunidas pela Bloomberg apontam que apenas a América Latina e o Brasil tiveram alta ao longo do ano no PIB projetado para 2022.
As revisões para o PIB brasileiro acabaram sendo maiores inclusive do que as feitas para a América Latina, de 1,7 ponto percentual ante 0,7 p.p., respectivamente.
As projeções de PIB para a zona do euro, os Estados Unidos, o Japão, a China e o conjunto de países emergentes e desenvolvidos em agosto são inferiores às de fevereiro deste ano.
Por trás desse cenário, especialistas apontam uma combinação de fatores, como a guerra na Ucrânia, uma piora de quadros inflacionários, surpresas com a economia brasileira e erros de avaliação no mercado. (Bahia.ba)