O evento tem o intuito de colaborar para uma cultura de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e imateriais
O Ministério Público do Estado da Bahia realiza, entre os próximos dias 17 e 19 de agosto, a “IX Semana do Patrimônio Cultural”. O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Instituição (Nudephac), tem o intuito de colaborar para uma cultura de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e imateriais. Isso, explica a coordenadora do núcleo, promotora de Justiça Eduvirges Tavares, por meio da construção de espaços e experiências que oportunizem interações, oficinas, debates, visitações, eventos e formações que concretizem o ideário da educação patrimonial.
As atividades serão iniciadas no dia 17, às 9h, com oficina telepresencial sobre o projeto “Cultura Legal”. A promotora de Justiça e o servidor do Nudephac, Miguel Soares, apresentarão casos práticos demonstrando a importância da atuação do MP na implementação do sistema de cultura nos municípios baianos como uma das ferramentas de defesa do patrimônio cultural. No dia 18, o Nudephac visitará as escolas Pinto de Aguiar, no bairro de Mussurunga, e Pirajá da Silva, na Liberdade, para realizar um trabalho educacional. A programação será encerrada no dia 19, às 10h, na sede do MP (CAB), com o lançamento da “Revista Educação Patrimonial de Itaparica”, produzida a partir de compromisso assumido em Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Município de Itaparica com o MPBA, Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e Ministério Público Federal. (MP/BA)