Ministra da Saúde nega que dengue seja emergência nacional; “Não é uma doença para ficarmos desestruturados”

De acordo com o ministério, serão divulgados informes diários, semanais e mensais para manter a população, profissionais de saúde e gestores informados.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A abertura do Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) foi realizada neste sábado (3/2) e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Durante o evento, ela defendeu que o sistema público de saúde tem condições de combater a dengue.

“O SUS tem condições. Já existe um conhecimento estabelecido para salvar vidas. Aqueles casos que temos verificado o agravamento, podemos agir. Temos como agir”, afirmou a ministra.

“Não é uma doença para ficarmos desestruturados, nem desorganizados. Ao contrário. É uma doença que nos leva a uma maior mobilização e maior organização e, para isso, o sistema de saúde é fundamental”, defendeu.

A portaria que institui o COE foi publicada nesta sexta-feira (2/2). Segundo a pasta, o COE vai permitir uma maior agilidade no monitoramento e análise do cenário da dengue para enfrentar o avanço da doença no país.

De acordo com o ministério, serão divulgados informes diários, semanais e mensais para manter a população, profissionais de saúde e gestores informados. As ações de enfrentamento serão coordenadas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios. (Terra)

google news