Últimas Notícias sobre Dengue

Foto: Divulgação/Fiocruz

Teve início nesta semana a vacinação contra a dengue destinada aos profissionais da atenção primária do SUS. A previsão do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 1,2 milhão de trabalhadores. As primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá início a partir do dia 17 de janeiro em três municípios brasileiros. A aplicação da vacina de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan, começará em Maranguape, no Ceará, e em Nova Lima, em Minas Gerais. Em Botucatu, no interior de São Paulo, a … continue

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (9), o início da aplicação da nova vacina contra a dengue a partir de 2026. O imunizante, o primeiro do mundo em dose única, começará a ser distribuído até o fim de janeiro exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira vacina de dose única contra a dengue no Brasil, marcando um avanço significativo no combate à doença. A nova vacina é projetada para proporcionar imunização eficaz com apenas uma aplicação, facilitando o acesso e a cobertura vacinal.

Foto: Imagens Públicas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode aprovar, já a partir do final da próxima semana, a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pelo diretor da Anvisa, Daniel Pereira, durante coletiva de imprensa sobre a aceleração de análises de medicamentos e produtos biológicos.

Casos de dengue caem 86% na Bahia em 2025

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Bahia registrou uma queda de 86% nos casos prováveis de dengue em 2025. Até 1º de novembro, foram contabilizados 30.574 casos, contra 229,5 mil no mesmo período de 2024. As mortes também diminuíram: 15 óbitos confirmados neste ano, comparados com 185 no ano anterior.

Foto: Divulgação/Fiocruz

O Ministério da Saúde promoverá, no próximo sábado (8), uma mobilização nacional de combate à dengue. A iniciativa tem como objetivo conscientizar gestores públicos, profissionais de saúde e a população sobre a importância de reforçar as ações de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Butantan, em São Paulo, recebeu aprovação para incluir três vacinas em desenvolvimento no Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde. Os imunizantes são voltados para dengue, gripe aviária e uma nova versão da vacina contra influenza, destinada a idosos.

Foto: Divulgação/Fiocruz

O número de casos de dengue no Brasil caiu 78% nos seis primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1,2 milhão de infecções confirmadas até junho deste ano, contra 5,6 milhões registradas no primeiro semestre de 2024, ano em que o país bateu recorde histórico de notificações e mortes pela doença.

Foto: Freepik

A Bahia apresentou uma queda significativa nos casos de dengue em 2025, conforme dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Entre dezembro de 2024 e junho deste ano, foram notificados 23.756 casos prováveis da doença, uma redução de 89,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando houve 218.640 registros.

Close
parceiro fixo