As falas e piadas machistas proferidas pelo presidente Lula durante atos oficiais não têm agradado a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Ele afirmou, nesta sexta-feira (2), que vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A pessoa decide fazer uma piadinha porque acha que com essa piadinha melhora as coisas, né? Diminui o impacto da notícia do que você está dando. Aí o que eu tenho dito é, que piadinha nem o presidente da República. Não dá para aceitar piadinha de nada nem de ninguém”, disse Cida.
A ministra completou reafirmando que o presidente será alertado sobre as falas polêmicas. Em julho deste ano, o petista foi criticado após fazer um comentário sobre violência doméstica. Lula foi acusado de relativizar o tema.
“Eu vou falar para ele, quando eu encontrar com ele – acho que Janja já falou, e muitas mulheres também devem ter falado – mas nós precisamos fazer uma mudança de comportamento e de cultura, das formas com que nós trabalhamos e pensamos”, finalizou.
A declaração ocorreu durante uma conversa com jornalistas, em um café da manhã. A ministra pontuou que comentários com esse teor não podem ser reproduzidos e aceitos, ainda que sejam feitos pelo presidente, que horas depois falou sobre a importância da mulher ter independência financeira para não se tornar vítima de violência doméstica.