Moradores de Morro de São Paulo, que fica na Ilha de Tinharé, na cidade de Cairu, denunciam a presença de turistas sem máscaras no distrito. Os moradores também reclamam da falta de fiscalização, para coibir a falta do uso do equipamento de proteção.
As imagens gravadas em Morro mostram turistas aglomerados em vários pontos do distrito, circulando na praia e em praças sem máscara. Também nos vídeos é possível ver que as pessoas desembarcam na cidade já sem usar a proteção.
Em outros vídeos, um agente de fiscalização aparece abordando os turistas e pedindo o uso da máscara. Segundo o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, a fiscalização está sendo intensificada principalmente nos períodos de feriado.
“Nós continuamos preocupados e vamos intensificar cada dia mais as nossas ações, sobretudo nesses períodos de feriados longos, como aconteceu há 15 dias. Nós implementamos medidas mais restritivas, e assim faremos também no próximo feriadão que é o São João, que ocorrerá na semana que vem”, disse o prefeito.
Ainda segundo Hildécio, a prefeitura tem um programa de conscientização de moradores e turistas para reforçar a importância do uso das máscaras.
“Tivemos um programa de conscientização da população, de turistas também, aumentamos o nosso número de fiscais em todas as localidades do município, distribuímos mais de 50 mil máscaras para moradores e turistas. Criamos e implementamos a busca ativa de pacientes sintomáticos. Nós estamos tomando todas as medidas possíveis e capazes de conter e controlar o coronavírus, de modo que nossos números não são alarmantes”, disse.
Para o feriado prolongado do São João, o prefeito informou que vai seguir o decreto estadual, que proíbe a circulação de transportes intermunicipais e a venda de bebidas alcoólicas.
“Para o São João, nós iremos seguir o decreto do governo do estado. Nós temos aí a proibição de transportes intermunicipal, que funcionou bem no feriado de semana santa e a gente espera que funcione bem desta vez, nesse feriado longo que é o São João. Vamos seguir o decreto do governador, de suspender a venda de bebidas alcoólicas no município, são essas medidas que a gente pretende adotar para restringir e controlar o índice de contaminação da Covid-19”. (G1)