Um grupo de moradores da cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, protestaram na manhã deste domingo (6) após o assassinato de um jovem negro de 23 anos, identificado como Davi Pereira dos Santos Oliveira. De acordo com os manifestantes, Davi, que era barbeiro, saía do seu local de trabalho com a máquina de cortar cabelo nas mãos quando foi alvejado por tiros qe teriam sido desferidos por um policial militar.
Além de protestar nas ruas da cidade, há um movimento em pedido de “justiça por Davi” nas redes sociais. Davi deixa esposa e filho.
“Nunca vou esquecer o seu bordão após o término do corte de cabelo: volte sempre , traga mais gente. Se gostar, fique com a gente e um abraço por de trás”, lamenta Uezlei no Twitter.
“Infelizmente, nossa gente preta e inocente de todas as idades estão morrendo nas favelas, mas o Estado acha que vidas negras precisam ser sacrificadas pra pôr um fim na criminalidade. Surge a pergunta ‘por que vidas negras?’ Porque vidas negras são mais baratas e não causam danos futuros. A maioria não tem dinheiro pra lutar por justiça ou estão muito ocupados trabalhando de sol a chuva pra não passar fome, a verdade é essa”, diz o Letícia.
“Um jovem negro foi assassinado quando voltava do trabalho porque a polícia “achou” que ele estava carregando uma arma. até quando isso?”, questiona Carolina.
VERSÃO DA POLÍCIA MILITAR
Procurada pelo Bahia Notícias, a versão apresentada pela Polícia Militar é a de que, de acordo com a 27ª CIPM, na madrugada deste domingo (6), “policiais militares da unidade realizavam rondas no município de São Félix, quando dois indivíduos que estavam numa motocicleta ao perceberem a aproximação da viatura efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição e houve revide”.
E continua: “Após cessarem os disparos, um homem foi encontrado caído ao solo e de imediato foi encaminhado para o Hospital de São Félix, onde foi a óbito. Com ele foram apreendidos um revólver; dois tabletes de maconha; sete trouxinhas de maconha; 153 pinos vazios para acondicionamento de cocaína e uma motocicleta”. A ocorrência foi registrada na delegacia de Cruz das Almas.
"Minha voz não vai se calar até que suas armas se calem.."
— Anna Clara (@annaclear_) December 6, 2020
VIDAS NEGRAS IMPORTAM!! #justicapordavi pic.twitter.com/91W3FHwymt
mais um jovem preto trabalhador brutalmente assassinado pelo sistema. é assustador ver isso e perceber que isso tá mais perto do que imaginamos, que a qualquer momento pode ser um parente, um amigo.+
— gatarine ???? (@quettorin) December 6, 2020
#justicapordavi pic.twitter.com/5PH5h2oF31
por Mari Leal – Bahia Notícias