Moradores pedem ajuda após deslizamento ameaçar terreiro de candomblé em Salvador

A Defesa Civil de Salvador esteve no local e constatou a necessidade de contenção à encosta

Há 10 anos, moradores do Alto dos Pontos, em São Tomé de Paripe, temem a chuva. A região, próxima a uma encosta, tem sido atingida por deslizamentos de terra recorrentes. Moradores relatam ao Metro1 que já há uma década relatam o problema à prefeitura. A situação teria piorado quando uma via asfaltada próxima a área começou a ceder e arremessar detritos.

O líder comunitário Luiz Araújo conta que a situação coloca em risco o terreiro Ilê Axé Omidoyase. “A encosta começou a ceder na parte de baixo que atinge o terreiro. Não tem uma chuva que não faça cair terra lá”, diz, em entrevista ao Metro1.

Além da preocupação quanto à perda do local sagrado, que reúne candomblecistas há quase 60 anos, há o temor pela insegurança dos moradores da região. “A ialorixá da casa, uma senhora de 85 anos que vive em uma cama, mora lá. Ficamos com medo do que pode acontecer a ela”, afirma Luiz.

A Defesa Civil de Salvador esteve no local e constatou a necessidade de contenção à encosta. Moradores declaram que há quase uma década tentam, por diversas vezes, contato com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), sem sucesso. O líder comunitário moveu uma ação no Ministério Público para que a comunidade fosse atendida.

Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) também esteve no local. Após a vistoria técnica, foi constatado que área será encaminhada para elaboração de projeto e posterior captação de recursos. O projeto ainda precisa ser aprovado. Ao Metro1, a secretaria não soube precisar quando a contenção estará pronta. (bahia.ba)

google news