O tradicional “festival para homens com apenas uma tanga fio-dental” foi só para 100 eleitos no Japão

Milhares tentam apanhar o ramos lançados pelo sacerdote© Foto: Behrouz Mehri/AFP

Uma tradição com mais de 500 anos: no terceiro sábado de fevereiro, milhares de japoneses celebram o Hadaka Matsuri, popularmente conhecido como “Festival Nu”, no templo Saidaiji Kannoninem, em Okayama, na ilha de Honshu. Desta vez, só 100 homens usando apenas uma tanga fio dental — ao contrário do que o nome do festival sugere, ninguém fica completamente nu — entram em um templo com água fria até a cintura e depois competem entre si por um líder religioso.

Os organizadores a limitaram o número de participantes dos habituais 10.000 para apenas 100, e a proibir a presença de público, conta a CNN.

Habitualmente, o festival começa a meio da tarde com um evento para rapazes e à noite milhares de homens passam uma ou duas horas a correr à volta do templo, enquanto se “purificam” com água gelada, usando apenas uma tanga japonesa designada “fundoshi” e uma espécie de meias brancas, “tabi”.

Imagem: KIM KYUNG-HOON/REUTERS

Pelas 22h00, a multidão concentra-se em frente ao templo e, a partir de uma janela elevada, um sacerdote atira cem fardos de ramos e dois bastões sagrados chamados “shingi” , que todos se acotovelam para tentar apanhar para ter boa sorte, uma colheita abundante, prosperidade e fertilidade.

Os 100 eleitos para participar no Hadaka Matsuri deste ano, que se realizou no último sábado, foram homens que no passado conseguiram apanhar os “shingi”.

O grupo reuniu-se no templo Saidaiji Kannoninem para rezar pelo fim da pandemia e pela paz mundial.

google news