A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para proibir a revista de advogados em fóruns de Justiça. Os presidentes das seccionais presentes no último Colégio de Presidentes afirmaram que a advocacia vem sendo criminalizada em todo país. De acordo com Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, é inaceitável que o fórum “crie discriminação entre aqueles que fazem parte da família forense”.
O presidente da OAB diz ainda que o “advogado é indispensável ao funcionamento da Justiça, mas é fato que em boa parte dos fóruns no Brasil, onde até há necessidade de segurança – juízes, promotores e servidores não passam pela revista que é exigida no caso dos advogados”. “Ou a revista serve para todos ou ela não se aplica para aqueles que fazem parte do sistema de Justiça no país. É uma questão de isonomia”, afirmou Felipe Santa Cruz.
A OAB também vai acionar o Conselho da Justiça Federal (CJF) para solicitar a revisão e a majoração da tabela de honorários dos advogados dativos. O objetivo é valorizar a atividade de quem atua na defesa e na garantia de justiça da população mais carente. (BN)