O processo de sondagem do Sistema Rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica avança com o canteiro de apoio, localizado na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, operando a todo vapor. O local conta com mais de 20 módulos que abrigam laboratórios para análise de materiais extraídos do mar, além de escritórios, refeitório e espaço para armazenamento de equipamentos. Aproximadamente 50 profissionais atuam no local.
Os laboratórios, equipados com tecnologia de ponta trazida da China, são responsáveis por realizar ensaios em amostras de solo e rocha coletadas no fundo da Baía de Todos-os-Santos. São analisados fatores como granulometria, umidade e resistência à compressão no solo, enquanto nas rochas são estudados aspectos como tração e carga pontual.
Segundo Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a localização estratégica dos laboratórios permite agilidade no processamento das informações técnicas necessárias para o progresso da obra. “Estamos otimistas com o cronograma de sondagem, já alcançando 25% das perfurações concluídas. Este é um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil, com grande impacto econômico para a Bahia”, afirmou.
A etapa de sondagem envolve perfurações em 102 pontos do fundo do mar, onde serão instalados os pilares da ponte. O material coletado passa por uma análise detalhada no canteiro da Calçada, uma fase crucial para definir a fundação da futura ponte.
Iniciada em janeiro deste ano, a sondagem começou pela parte terrestre em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas, e cerca de 300 empregos diretos e indiretos foram gerados. O investimento total na sondagem é de R$ 160 milhões.