ONGs pressionam Lula e chefes de Estado por medidas contra a exploração de petróleo na Amazônia

Os participantes do evento defenderam veementemente a proibição da exploração de petróleo na região amazônica.

Foto: Freepik

O tema “combustíveis fósseis” foi amplamente discutido durante os Diálogos Amazônicos, evento que reuniu ONGs e movimentos socioambientais em Belém (PA) desde a última sexta-feira (4), apesar de não ter sido mencionado pelos líderes dos países amazônicos.

Essa discussão ocorre pouco antes da Cúpula da Amazônia, que terá início nesta terça-feira (8) na mesma cidade. Os participantes do evento defenderam veementemente a proibição da exploração de petróleo na região amazônica.

A inclusão desse tema nas cinco plenárias do evento, todas com temas definidos pelo governo federal, surpreendeu os ambientalistas brasileiros, abordando questões como proteção dos territórios, saúde, ciência e energia, bioeconomia e povos indígenas.

Ao agendar consecutivamente esses dois encontros, a gestão de Lula (PT) planejou que as conclusões debatidas pela sociedade civil nos Diálogos seriam organizadas e apresentadas à Cúpula, onde os líderes dos países amazônicos assinariam a Declaração de Belém, um documento político que busca promover a colaboração regional em questões de segurança, meio ambiente e direitos humanos. (Metro1)

google news