Um tumulto foi registrado no começo da manhã desta segunda-feira (3) entre passageiros que embarcavam no ferry boat, no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, região metropolitana de Salvador. A situação foi normalizada após o embarque dos passageiros.
Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pelo sistema, a confusão aconteceu porque passageiros não respeitaram o horário de embarque e nem o distanciamento proposto pela empresa. Passageiros, porém, relataram que o tumulto ocorreu porque o portão de embarque foi liberado apenas parcialmente e fora do horário determinado.
De acordo com a ITS, a situação foi pontual e controlada após o embarque. A concessionária disse ainda que tem feito trabalho preventivo e segue determinação da Agerba de redução de horários e da capacidade dos ferries, durante período de combate à pandemia da Covid-19.
Segundo a empresa, o tumulto aconteceu por volta de 6h, quando dezenas de pessoas invadiram o salão de passageiros do terminal de Bom Despacho, causando tumulto e aglomeração.
No entanto, segundo o passageiro Ricardo André Santos Villas Boas, 43 anos, que registrou imagens do tumulto, a confusão começou por volta das 7h50. Os passageiros que queriam embarcar no ferry de 8h se depararam com o portão de acesso bloqueado parcialmente, o que gerou aglomeração.
“Sempre abrem o portão completo. Só que só abriram uma parte, começou um empurra-empurra. Eu fiquei sem entender porque não abriram o portão todo. O ferry era pra sair 8h, o ferry só saiu 8h20. Também não houve justificativa para o atraso. Tinham muitas crianças e muitos idosos, e todo mundo estava misturado, não tinha outro local para embarque”, conta.
Ricardo estava acompanhado da mãe, Maria César Santos Villas Boas, idosa de 66 anos. Ele conta que a princípio ficou afastado da aglomeração mas quando começaram a empurrar o portão, ele também foi empurrado.
Ele contou ainda que os passageiros só conseguiram embarcar quando uma mulher quebrou o portão com uma pá. Depois disso, as pessoas começaram a passar e a polícia foi acionada. Após a confusão, todos embarcaram e o tumulto terminou. (G1/Ba)