PM baiano é preso em operação contra fraude em concursos públicos

Ação foi deflagrada após investigações em Minas Gerais. Vereador e advogado de lá também tiveram mandados de prisão cumpridos

Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Um policial militar baiano foi preso nesta quarta-feira (8), durante uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que apura fraudes em concursos públicos no estado.

Além dele, um vereador de São José da Lapa, na Grande Belo Horizonte, e um advogado de Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, tiveram mandados de prisão cumpridos.

Segundo a polícia, a empresa organizadora dos certames, que é sediada na Bahia, também é investigada por suspeita de facilitar a aprovação de candidatos indicados pelo poder público. Em troca, as pessoas pagavam o valor do primeiro salário.

As investigações começaram em junho deste ano, quando a polícia recebeu a informação de que um concurso do município de Piedade de Caratinga, realizado pelo Instituto de Educação e Saúde Pública (Iesp), seria fraudado.

Segundo o Bahia.ba, os policiais entraram em contato com a prefeitura e avisaram que iriam fiscalizar as provas e digitalizar os gabaritos. Em seguida, os fraudadores tentaram mudar o esquema, mas a polícia identificou a movimentação.

Além de Piedade de Caratinga, a polícia acredita na possibilidade de fraude em certames realizados também em outros municípios mineiros.

Além das prisões, a ação ainda cumpriu 18 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em Caruaru (PE), Brejo da Madre de Deus (PE), Feira de Santana (BA), Serrinha (BA), Caratinga (MG), Piedade de Caratinga (MG), São José da Lapa (MG) e Belo Horizonte (MG).

google news