Possíveis mudanças nas secretarias de S. A. de Jesus para o 2º mandato de Genival Deolino

O segundo mandato de Genival incluem novos nomes e ajustes estratégicos, com destaque para a Secretaria de Trânsito, Desenvolvimento Econômico e Gabinete.

Foto: Montagem / Voz da Bahia

O segundo mandato do prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), que começa em 2025, pode trazer algumas mudanças significativas nas secretarias municipais. De acordo com especulações, novas nomeações podem assumir importantes pastas da administração, enquanto outras devem manter os gestores. Até o nome do vereador reeleito Ito da Kanal Mix é cogitado para uma pasta, o que é também comentado nos bastidores da política de forma especulativa.

Veja abaixo as possíveis alterações e os nomes cogitados para assumir as secretarias.

Secretaria de Trânsito:

Um dos principais rumores é a possível troca na Secretaria de Trânsito. O ex-vereador Luciano Cuiuba, que não conseguiu a reeleição, é um dos nomes mais citados para assumir a pasta no lugar do atual secretário, o pastor Manoel Samuel, pai do vereador eleito Durval Samuel, o popular Dui (PR).

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA):

Marcelo Barreto, atual secretário do SEDEMA, pode deixar a pasta e ser transferido para o cargo de secretário do Gabinete, substituindo a Drª. Gilsonilda Correia Bonfim, conhecida como Nil Correia. Para ocupar a vaga deixada por Marcelo Barreto, um nome bastante especulado é o de Drª. Maria Conceição Gonzalez.

Secretaria de Gabinete:

Com a possível saída de Nil Correia do Gabinete, a pasta poderá ser assumida por Marcelo Barreto, como mencionado anteriormente. Essa mudança visa reorganizar algumas funções do governo municipal para fortalecer a gestão no segundo mandato.

Secretaria de Serviços Públicos:

Na Secretaria de Serviços Públicos, há especulações de que o empresário Roque Sampaio será exonerado, e o nome cogitado para assumir a pasta é o de David Lucas, conhecido Davi do Aprisco (PR).

Secretaria de Administração:

A atual secretária de Administração, Drª Luciene Pinto, poderá ser substituída por Drª. Andreia Prazeres, conforme rumores de bastidores.

Secretaria de Infraestrutura:

André Araújo, atual titular da Secretaria de Infraestrutura, pode ser substituído pelo seu xará, André Luiz, conhecido como André de Zé de Noé.

Secretaria de Agricultura:

Na Secretaria de Agricultura, o nome de Valdemar Barreto de Farias, o Dema do Leite, pode ser substituído por Thiago Nogueira, segundo as especulações.

Possíveis trocas na Câmara de Vereadores:

Outro ponto importante da política local envolve a Câmara de Vereadores. Nos bastidores, fala-se na possibilidade mesmo que remota de o vereador reeleito Jose Ailton Santana, o Ito da Kanal Mix (PSD), ser convidado para assumir uma das secretarias, o que abriria caminho para o agora suplente e ex-vereador Délcio Mascarenhas (PSD) ocupar sua vaga na Casa Legislativa.

Dr. Caíque Barbosa como presidente?

Já na Câmara de Vereadores, tudo indica que o Dr. Caíque Barbosa (PSDB) será eleito o novo presidente da Casa Legislativa, consolidando a sua liderança política.

Secretarias que devem manter os nomes atuais:

Apesar de algumas mudanças estarem sendo especuladas, as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Ação Social e Fazenda devem continuar com os mesmos secretários. Edileide Castro permaneceria na Educação, Ariana Castro na Saúde, Silvia Brito na Cultura, Andressa Moesse na Ação Social e Bernardo Júnior na Fazenda, já que seus desempenhos à frente das pastas são considerados positivos pela administração municipal.

Conclusão!

Essas mudanças nas secretarias de Santo Antônio de Jesus são apenas especulações, podem ou não ocorrer, mas indicam um processo de reestruturação e ajustes na equipe de Genival Deolino para o segundo mandato. As alterações visam, principalmente, fortalecer áreas estratégicas da administração municipal e garantir uma nova governança nos próximos anos. A confirmação dessas trocas e nomeações só deve ocorrer se de fato se confirmar, com o anúncio oficial do prefeito eleito.

google news