Em sua fala na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD) falou a respeito das ações para o Covid-19, retrucou alguns opositores ao seu governo que relataram: “não acreditar que não haja um caso de coronavírus no município“. O gestor explicou também sobre a não abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e deu uma nova data.
CORONAVÍRUS SEM REGISTRO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS:
O prefeito Rogério começou a dizer que está passando por duas crises, “do ponto de vista de saúde pública e do ponto de vista econômico e aqui no município, desde do primeiro momento, buscamos adotar medidas para dá a nossa contribuição para evitar máximo que houvesse aqui uma proliferação da doença Covid-19, daí nós radicalizamos no primeiro momento, tomamos decisões puras, extremamente necessárias, a exemplo de fechar escolas, quanto o Estado só tinha fechado nas duas cidades quando tinha apresentado casos comprovados inicialmente, suspender as atividades da entidades religiosas, enquanto Salvador permitiu a entrada de até 50 pessoas, suspender as atividades industriais, como nenhuma cidade suspendeu as atividades industrias, Camaçari, Feira e Salvador, mesmo com casos já confirmados. Mais passado está fase das medidas mais duras, levando em consideração que a nossa cidade tenha passado esse tempo todo, não identificamos nenhuma pessoa ainda na cidade com a doença, com o vírus, nós começamos a flexibilizar às atividades econômicas tentando buscar aquele tão propagado equilíbrio mais sensato. Não temos até o momento nenhum caso confirmado e nós estamos avançando na flexibilização das atividades comerciais com proposito de buscar aquele equilíbrio ansiado pela maioria dos líderes do mundo. Cada dia a sua agonia e no momento que percebermos qualquer mudança nesse cenário, obviamente que nós imediatamente convocaremos o nosso Conselho Comunitário e a nossa equipe do gabinete de crise que reunimos praticamente todos os dias”, explanou.
A UPA:
Sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o prefeito aponta que é uma grande obra e traz novas explicações, “existem imprevistos e detalhes, nós tínhamos a previsão de funcionar no dia 24/04, na última sexta-feira, mais não foi possível por contas dos detalhes, surgiram muitos detalhes por conta do acabamento de obra e foi necessário montar todos os equipamentos que já estão no local, tudo no seu devido lugar, isso nos foi entregue na sexta, obviamente que depois da entrega nós precisamos que a organização que vai administrar a UPA, tome posse da mesma e se estruture para começar a tocar o equipamento de saúde que a população já espera há muito tempo. Repito, não vai ter nenhum centavo do Governo do Estado, isso é importante dizer, não que o Governador não seja um grande parceiro da nossa cidade, o Estado já licitou duas obras importantes na cidade. Mais voltando a UPA, nós não teremos, nenhum centavo do Governo Estadual, no momento de crise como essa de queda de arrecadação a prefeitura consegue em Santo Antônio de Jesus abrir um equipamento que vai custar mais de meio milhão de reais por mês com recursos frutos do dinheiro municipal e das emendas parlamentares que nós recrutamos para o município fruto das relações que nós construímos ao longo da vida pública. Nós cremos que no máximo até segunda-feira (04/05) a UPA já estará funcionando. Vamos abrir simbolicamente, coloca-la para funcionar sem alarde, sem nenhum tipo de confraternização, mais cumprindo por mais um compromisso nosso de campanha e proporcionando a população a oportunidade de ter acesso a mais um equipamento público de saúde que irá funcionar 24h”, garantiu.
OPOSIÇÃO:
Ao ser questionado sobre o número pequeno de testes e dúvidas de alguns profissionais de saúde sobre um dado de não confirmar um caso se quer de Covid-19 no município, o prefeito afirmou que fica atônito com alguns setores do campo da oposição torcendo pelo mal da população, “eu fico abismado como alguns setores do campo da oposição, principalmente pessoas que não tem espirito público, colocando torcida para que a cidade tenha uma proliferação do vírus. Fico olhando como é que determinadas pessoas tem a capacidade de torcer contra a cidade eu já sabia. Torcer contra o governo é notório, mas torcer contra a saúde do povo de Santo Antônio de Jesus, eu fico perplexo. Eu estou evitando o debate político, porque eu entendo que no momento há coisas mais importantes. É deplorável que pessoas, na altura do campeonato, faça politicagem não tendo respeito público sem um pingo de responsabilidade”, declarou.
TESTES:
Em entrevista a Andaiá FM, afirmou que os testes realizados na cidade são semelhantes a quantidade utilizada por cidades do mesmo porte de Santo Antônio de Jesus, “não há nenhum caso, isso é fato, estamos testando a quantidade de cidades de porte igual, como Valença, Cruz das Almas. Quando alguém chegar com alguns sintomas, o secretário de saúde é chamado e começa a monitorar, acompanhando todo o quadro clinico. Quando esse caso se agrava, nós mandamos para fazer teste no LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), que é o teste molecular, teste mais preciso. Já foram encaminhadas 33 ou 34 pessoas e 29 casos já foram descartados, me parece que tem 2 ou 3 aguardando o resultado, e isso é claro, fruto da mão de Deus”, expôs.
CASO SEJA REGISTRADO ALGUM CASO:
O prefeito afirmou que caso haja algum caso oficial de infectado na cidade, realizará uma coletiva para anunciar a todo o município, “eu agradeço muitas vezes todos os dias a Deus por não temos casos, pois eu me preocupo muito com nossa população. Eu me preocupo com a economia, com as dívidas, mas me preocupo muito mais com a saúde do povo. Como Deus tem abençoado até aqui e nos fazendo as medidas que focam chamadas de duras inicialmente, vamos continuar. Estou com minha consciência tranquila. Caso haja algum caso na cidade, eu serei o primeiro a falar em uma coletiva de imprensa. Se tiver, certamente essa pessoa deve estar em quarentena em casa, pois nossa equipe está atenta”, pontuou.
Redação: Voz da Bahia