A prefeitura de Salvador contratou por R$ 15,9 milhões, sem licitação, um instituto que já foi alvo de denúncias por suspeitas de irregularidades em processos seletivos realizados em pelo menos quatro estados e ficará responsável por organizar o novo concurso de servidores públicos do município, cujo edital deve ser lançado ainda em abril. Trata-se do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), fundado em 2001 e sediado no Lago Sul, zona nobre de Brasília. Em 2017, o Idecan foi alvo de denúncias de candidatos que participaram, à época, do concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, por suspeita de plagiar questões de outras seleções disponibilizadas na internet, distribuição de cartões de resposta sem identificação correta e ausências de folhas específicas para a prova de redação. As acusações levaram o Idecan a cancelar a seleção em fevereiro daquele ano.
Vida pregressa
No início de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades no concurso para professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A medida foi determinada a partir de denúncias de candidatos que sentiram prejudicados na etapa relacionada à prova de desempenho, na qual os concorrentes têm que ministrar aula avaliada pela banca examinadora. Na ocasião, a queixa foi de que o edital do certame não trazia informações sobre o tempo que cada um dispunha para montar os equipamentos e materiais didáticos antes da apresentação.
Novela repetida
Em fevereiro de 2022, o MPF expediu recomendação para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anulasse todas as provas aplicadas pelo Idecan em 11 e 12 de dezembro de 2021, referentes ao processo seletivo para professores e servidores administrativos, do qual participaram 73 mil inscritos. A ação do MPF teve como base suspeitas de formatação diferente nas respostas corretas da prova objetiva. O que poderia abrir brechas para favorecer parte dos candidatos. A mesma banca foi acusada de supostas irregularidades no concurso para a PM do Mato Grosso do Sul, realizado em março do ano passado. Na ocasião, 186 concorrentes denunciaram o Idecan por descumprimento de prazos e falhas na aplicação do psicoteste.
Parente é serpente
Em guerra declarada contra a irmã, a vereadora Marcelle Moraes (União Brasil), o ex-deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) decidiu incendiar ainda mais a relação. Recentemente, conseguiu junto ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), a concessão da Comenda Maria Quitéria, uma das mais altas honrarias da Casa, para a ex-esposa, Maria Carolina Fiuza, pré-candidata tucana a vereadora da capital. Carol dos Gatos, como é conhecida nos movimentos de defesa dos direitos dos animais, virou a aposta de Marcell para tentar impedir a vitória de Marcelle na disputa e eleger a nova afilhada.
Ação e reação
Acordos não cumpridos pelo prefeito de Candeias, Doutor Pitágoras (PP), estão por trás da grande surpresa da política baiana na sexta-feira (05), reta final da janela de mudanças partidárias: a filiação da principal líder do União Brasil na cidade, Tonha Magalhães, ao Avante, sigla que integra a base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Prefeita do município de 1997 a 2004, ex-deputada federal e quadro histórico do carlismo, ela decidiu trocar de sigla após ser preterida por Pitágoras na montagem do xadrez eleitoral em Candeias.
Falha de cálculo
Segundo apurações, Pitágoras estava convicto de que o alinhamento do filho de Tonha, Júnior Magalhães, com o grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) seria suficiente para segurá-la. Quando percebeu que apostou errado, já era tarde. A expectativa agora gira em torno da postura que será adotada por Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador e integrante da tropa leal ao prefeito Bruno Reis, bem como o futuro dele no polo contrário ao PT diante da guinada da mãe.
Prato frio
Confirmado no início da noite de sexta, o ingresso da então pré-candidata do PDT à prefeitura de Lauro de Freitas, Débora Régis, no União Brasil pode custar caro aos cardeais da oposição ao governo do estado. Em conversas reservadas com a coluna, líderes do bloco têm certeza de que o troco dos pedetistas não será dado na sucessão deste ano em Salvador, mas em 2026. Sobretudo, se ACM Neto for de novamente candidato a governador. Garantem que, apesar do mal-estar causado pela rasteira em Lauro de Freitas, o episódio é a gota em um pote que ficou cheio de mágoas a partir de 2022.
Asa quebrada
Produtores rurais e empresários dos mais diferentes segmentos do agronegócio temem que o cancelamento de voos comerciais com destino ao aeroporto de Barreiras provoque queda no fluxo de participantes e, consequentemente, na movimentação de negócios projetados para a Bahia Farm Show 2024, maior feira do setor no Norte e Nordeste, que acontecerá de 11 a 15 de julho em Luis Eduardo Magalhães. Desde que a Voe Pass anunciou, em fevereiro deste ano, o encerramento definitivo das operações realizadas em parceria com a Latam em seis terminais aéreos do interior do estado – incluindo Vitória da Conquista, lençóis, Teixeira de Freitas, Guanambi e Paulo Afonso – os organizadores da exposição não sabem se as linhas para Barreiras serão retomadas até o início do evento. Sobretudo, porque uma das exigências das companhias para assumir a rota é que o governo do estado amplie a pista do aeroporto. (Fonte: METRO1)
RESPOSTA IDECAN:
Ao longo de quase três décadas, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) tem se notabilizado na realização de concursos públicos por todo o país. Recentemente, incluímos em nosso portfólio o concurso público do INMETRO, órgão do governo federal responsável por aferir atestados de qualidade de tudo que é fabricado no país. Da mesma forma, os últimos dois certames do IBGE estiveram sob a responsabilidade de nossa renomada banca.
Apenas no território baiano, destacamos a atual execução do certame para a Procuradoria Geral do Estado (seleção para servidores da instituição com provas realizadas há poucos dias), Polícia Técnica Científica/Polícia Civil 2023/2024 (Politec), Instituto Federal Baiano e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com um histórico robusto e positivo em concursos públicos, somos reconhecidos pelo forte aparato antifraude, que utiliza tecnologia de última geração para garantir a segurança de todos os processos seletivos. O concurso público da Advocacia Geral da União (AGU), em 2018, foi um dos primeiros a contar com biometria facial e digital para identificação de candidatos, um diferencial de segurança que nossa instituição oferece.
A trajetória bem-sucedida da nossa banca pode ser comprovada pelo portfólio de clientes, como elencado abaixo:
- Polícia Civil do Estado da Bahia – POLITEC 2023/2024 (Polícia Técnica Científica)
- Procuradoria do Estado da Bahia 2024
- Universidade Federal da Bahia 2023/2024
- Instituto Federal da Bahia 2019
- Advocacia Geral da União – AGU 2019
- Advocacia Geral da União – AGU 2014
- Tribunal de Justiça do Piauí 2023
- Bombeiros do Estado de Minas Gerais – CBM-MG
- Governo do Estado de São Paulo 2023/24 (secretaria de saúde – residência médica para hospitais públicos da rede Estadual – IAMSPE)
- Bombeiros do Distrito Federal – CBM DF
- Bombeiros do Estado do Ceará – CBM CE
- Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte – CBM RN
- Bombeiros do Estado da Paraíba – CBM PB
- Bombeiros do Estado do Espírito Santo – CBM ES
- Perícia Forense do Ceará Perícia Forense de Sergipe
- Perícia Forense do Mato Grosso do Sul Polícia Militar do Ceará
- Polícia Militar da Paraíba
- Polícia Militar do Mato Grosso do Sul
- Governo de São Paulo – Residência Médica Prefeitura de São Paulo – Residência Médica 2018/2019/2020
- Prefeitura de Santos
- Residência Médica Prefeitura de São Caetano
- Prefeitura de Teresina
- Prefeitura de João Pessoa
- IF Acre
- IF Amapá
- IF Ceará
- IF Paraíba
- IF Mato Grosso do Sul
- Universidade Federal da Paraíba
- Vitória da Conquista – BA (2024)
Por fim, os concursos públicos do Idecan seguem a mesma forma de contratação, sem gerar ônus algum para a administração pública. Sendo remunerados pelo risco da administração das inscrições, nossos contratados são meras estimativas feitas pela gestão com base em históricos de concursos anteriores, que podem ou não se configurar. Não havendo nenhum custo para nossos clientes em regra, como é o caso do contrato com a Prefeitura de Salvador (BA).
Sistema Antifraude
Na busca por eficiência e segurança, o Idecan investe em tecnologia de ponta nos seus processos seletivos. A instituição é pioneira, entre as bancas organizadoras de concursos, na utilização de biometria facial e digital para inibir irregularidades, especialmente o crime de falsidade ideológica quando outra pessoa tenta se passar pelo candidato para fazer a prova.
Os sistemas identificam os candidatos ainda no processo de inscrição. As imagens e dados coletados são confrontados previamente com órgãos de controle e segurança, garantindo a integralidade da imagem do candidato quando comparada aos dados pessoais. No dia da prova, os dados são coletados novamente para confrontos futuros, como na validação de autenticidade no ato de posse, em caso de aprovação do candidato em todo o processo seletivo.
Para preservar o sigilo do conteúdo das provas, o transporte dos malotes é feito com escolta armada, além de serem equipados com dispositivos digitais. Todas as conversas que ocorrem nas proximidades dos malotes são salvas em um espaço virtual (nuvem). Se houver mudança da rota, a central de monitoramento recebe um aviso de quebra do itinerário em tempo real.