Há quem acredite, como o psicanalista Sigmund Freud, que os sonhos refletem os nossos desejos mais íntimos e reprimidos pelo nosso consciente, enquanto outros creem que predizem acontecimentos futuros ou que não passam de reminiscências de fantasias misturadas com experiências reais do passado.
No entanto, como destaca a publicação Mega Curioso, os especialistas concordam que existem determinadas coisas e fatores inusitados capazes de influenciar o tipo de sonhos que temos.
Dormir de barriga para baixo provoca sonhos eróticos
Pessoas que dormem de bruços estão mais propensas a terem sonhos eróticos, comparativamente a quem descansa noutra posição. Segundo uma pesquisa, as pessoas que dormem de barriga para baixo tendem a sofrer um pouco de falta de ar durante a noite, e como tal têm uma maior probabilidade de sonhar que estão tendo relações sexuais. Tendem ainda a sonhar que estão amarrados ou a ser dominados durante o ato e ainda a fantasiar que estão a fazer sexo com algum tipo de personalidade famosa.
Os sonhos podem ser compartilhados e também são influenciados pelos genes
Gêmeos idênticos podem, geralmente, ter os mesmos gostos e hábitos, mas os cientistas descobriram que a sua base genética vai ainda mais além.
Um estudo que envolveu cerca de 2.700 gêmeos idênticos e 4.200 gêmeos não idênticos, apurou que o primeiro grupo está duplamente mais predisposto a ter pesadelos frequentes e semelhantes.
Qual é o seu tipo de queijo preferido?
Pode ter alguma dificuldade em ‘digerir’ esta informação, porém uma pesquisa constatou que o consumo de diferentes tipos de queijos pode afetar os sonhos igualmente de formas diferentes. O queijo contém na sua composição o aminoácido triptofano que contribui para regular o sono e reduzir os níveis de stress.
Um estudo de 2005 realizado pela British Cheese Board apurou que os indivíduos que normalmente comiam queijo cheddar sonhavam mais com celebridades; as pessoas que consumiam queijo Blue (Azul Stilton) tinham mais sonhos bizarros. Já o queijo cheshire proporcionava um sono mais profundo e reparador, muitas vezes sem sonhos.
As pessoas que comeram Red Lancashire tiveram sonhos nostálgicos sobre amigos, familiares e a infância; e os que ingeriram Azul Lancashire sonharam principalmente com o trabalho.
O campo magnético da Terra causa sonhos perturbadores
O campo magnético da Terra poderá ter um efeito profundo sobre os sonhos. O psicólogo Darren Lipnicki registra os seus sonhos há mais de 13 anos e concluiu que a atividade geomagnética reduzida está por trás de sonhos de caráter mais estranho. Contudo, quando a atividade geomagnética está acima da média, os sonhos tendem a ser mais normais e sensatos.
(Notícias ao Minuto)