Após os casos de racismo sofridos por Vinicius Júnior em partidas do Campeonato Espanhol, o brasileiro Raphinha prestou uma homenagem ao compatriota durante a derrota por 3 a 0 do Barcelona contra o Valladolid, nesta terça-feira (23), pela 36ª rodada da competição.
Ao ser substituído aos 16 minutos do 2º tempo, Raphinha tirou a camisa e mostrou uma mensagem de apoio com os dizeres “enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra” na parte da frente e “TMJ (Tamo junto) Vini Jr” nas costas. Enquanto caminhava para o banco de reservas, o brasileiro ainda cerrou os punhos em ato de protesto. Em suas redes sociais, Vinicius Júnior agradeceu os gestos.
“É o que posso fazer sobre o tema. As pessoas poderosas têm que mudar isso. Sempre acontece o mesmo, e muitas vezes olham para o outro lado. Acontece em todos os jogos, mas acontece mais com alguns jogadores do que outros”, disse Raphinha após a partida.
Apesar da derrota, o Barcelona já é o campeão espanhol da temporada 2022/2023 desde a 34ª rodada. O time catalão tem 85 pontos seguido por Atlético de Madrid (72) e Real Madrid (71), 2º e 3º colocados, respectivamente. A Real Sociedad, com 68, fecha, no momento o grupo de times classificados para a Liga dos Campeões da Europa. (BN)