Rebeca Andrade conquista ouro inédito para ginástica brasileira; entenda o caso

Reprodução/Instagram - @rebecarandrade

Rebeca Andrade, 23 anos, ginasta e vice-campeã olímpica na modalidade individual geral, conquistou o ouro nessa mesma modalidade no Mundial de Ginástica, disputado em Liverpool, na Inglaterra, nesta quinta-feira (3), se tornando a primeira brasileira a conseguir uma medalha de ouro mundial na categoria mais tradicional do universo da ginástica.

A ginasta participou da prova individual geral, na qual o atleta passa por todos os aparelhos, sendo a prova mais nobre da ginástica. Há competição na barra assimétrica, na trave de equilíbrio, no salto sobre a mesa e no solo.

Rebeca começou a prova no salto, onde garantiu a nota de 15.166. Em seguida, apresentou nas barras assimétricas, com a nota de 13.800. Na trave, a ginasta ficou com 13.533. O último aparelho foi o solo, onde Rebeca conseguiu 14.400.

A ginasta somou 56,899 pontos, se tornando absoluta na final. Ao fim de nenhuma rotação, ela saiu da primeira posição. Além disso, obteve um ponto e meio de vantagem em relação à americana Shilese Jones, que ficou com a prata.

Antes de Rebeca, apenas a ginasta Jade Barbosa havia alcançado uma posição no pódio do campeonato, onde terminou em 5° lugar no Mundial de 2007.

Rebeca já havia alcançado recordes nas Olimpíadas de Tóquio-2021, onde se tornou a primeira ginasta brasileira a ter uma medalha de ouro olímpica, na modalidade salto. (BNews)

google news