A Bola de Ouro 2020 foi cancelada nesta segunda-feira (20). O anúncio foi feito pela revista francesa France Football, organizadora da premiação. Para o veículo de comunicação, a interrupção do calendário de disputas em março e as mudanças nas regras afetaram a credibilidade e legitimidade da eleição.
“Acreditamos que um ano tão único não pode – e não deve – ser tratado como um ano comum. No nível esportivo, apenas dois meses (janeiro e fevereiro), dos 11 geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos ocorreram – ou ocorrerão – em outras condições (portões fechados, cinco substituições, quartas de final da Liga dos Campeões em uma única partida) que estão muito longe do panorama usual. Essa escolha “não nos encanta”, mas tem como objetivo proteger a credibilidade e legitimidade de tal prêmio”, diz o comunicado.
A Bola de Ouro é dada aos melhores jogadores futebol do mundo, nas categorias masculino, feminino, goleiro e sub-21. A premiação foi criada em 1956. Apesar de não escolher os melhores de 2020, a France Football vai organizar uma votação com 180 jurados para a seleção dos 11 jogadores que se destacaram em suas posições, incluindo a revelação do ano.
Na edição de 2019, o atacante argentino Lionel Messi conquistou sua sexta Bola de Ouro, se tornando o recordista da premiação. Ele é seguido pelo português Cristiano Ronaldo, que soma cinco. Nas demais categorias, a meia-campista americana Megan Rapinoe foi escolhida a melhor do futebol feminino. O goleiro brasileiro Alisson ficou com o Troféu Yashin e o zagueiro holandês Matthijs De Ligt, que na época atuava pelo Ajax e hoje é da Juventus, conquistou o Troféu Kopa, dado ao melhor sub-21.
Entre 2010 e 2015, o prêmio da France Football foi unificado com o Fifa The Best, premiação organizada pela entidade controladora do futebol mundial. Inclusive, a Fifa ainda não confirmou sua eleição deste ano. Em maio, a entidade anunciou que cancelou apenas a festa do evento, realizada pela última vez em setembro.
Na história da Bola de Ouro, quatro brasileiros conquistaram o prêmio. Ronaldo Fenômeno foi o escolhido em 1997 e 2002, enquanto Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, foram os eleitos respectivamente em 1999, 2005 e 2007. (BN)