Ritual indígena homenageia a saudosa jornalista Glória Maria no Alto Xingu

As filhas da Glória, Laura e Maria, viajaram ao local para viver as emoções da cerimônia do Kuarup, na mesma aldeia que recebeu a mãe delas, 16 anos atrás.

Ritual indígena homenageia Glória Maria no Alto Xingu / Foto: G1

Kuarup é um ritual indígena que homenageia quem já nos deixou e encerra o luto para quem ficou. Celebrado pelos povos da região do Xingu, esse ano teve uma homenageada especial: Glória Maria.

Em 2007, Glória foi até lá e conheceu as tradições dos indígenas Kamaiurá. As filhas da Glória, Laura e Maria, viajaram ao local para viver as emoções da cerimônia do Kuarup, na mesma aldeia que recebeu a mãe delas, 16 anos atrás.

“Glória Maria me ajudou muito mostrar a aldeia para o mundo inteiro”, destaca Kotok Kamaiurá.

Os Kamaiurá já conheciam a Glória pela telinha, mas ela só se apresentou em 2007, na primeira reportagem em HD na TV brasileira.

“Quando eu fiquei sabendo que que ela tinha deixado o mundo, nossa, eu fiquei, fiquei muito triste”, relata Trauin Kamaiurá.

A família da Glória Maria aceitou sem esforço o convite para o ritual. Maria e Laura repetiram o trajeto da mãe até o Xingu e participaram da cerimônia, rica em significados e sentimentos, feita para ajudar a superar a ausência de pessoas importantes.

“No começo eu estava meio nervosa. E aí, assim que foi a primeira… o balde de água, eu fiquei bem mais aliviada. Aí na segunda fiquei mais… Na terceira eu fiquei completamente bem”, conta Maria Matta, filha da Glória.

Glória se tornou a primeira mulher de fora da aldeia a receber a homenagem mais importante do Xingu. 

google news