SAJ: Corrida promovida pelo hospital Incar; neurologista fala da campanha contra o AVC

O Hospital Incar com a parceria do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Multimagem, Clínica Vida e outras instituições de saúde realizaram neste domingo (11), a 1ª Corrida e Caminhada contra o AVC (Acidente Cardiovascular Cerebral) em Santo Antônio de Jesus. O evento teve como objetivo incentivar a população sobre a importância dos exercícios físicos para prevenir uma doença que mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Em entrevista ao Voz da Bahia, a gestora do SENAC, Fernanda Souza, pontuou sobre a importância da parceria em eventos em prol da saúde da comunidade, “estamos aqui para apoiar esta iniciativa do Incar justamente para falar sobre a prevenção do AVC, uma doença que mata e deixa pessoas incapacitadas para o trabalho. Temos que cuidar da saúde e da nossa mente, por isto está apoiando”, afirmou. 

Neurologista: O médico neurologista do Incar, Dr. Gueri Dourado, que também participou do evento, comentou sobre a importância do exercício físico na prevenção desta doença que é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, “uma em cada seis pessoas no mundo podem vir a ter AVC. A falta de cuidado com a qualidade de vida é a principal causa desta doença, falta de preocupação com exercícios físicos, má alimentação, falta de controle com hipertensão, diabetes. Pessoas cada vez mais jovens são vítimas de um AVC. Agradeço ao Incar e a todos os outros colaboradores de outras clínicas e instituições pela realização deste evento”, disse.

ASSISTA!

Gueri comentou também sobre os sintomas de uma pessoa que sofre de AVC, pontuando sobre a importância de um rápido diagnostico e urgência no atendimento médico, “quando uma pessoa suspeitar que alguém esteja tendo um AVC peça para ela sorrir, abraçar ou cantar uma música, respectivamente, se o sorriso dela estiver torto, não consegue levantar um dos braços ou não consegue falar de forma coerente, devem entrar em contado com urgência com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Tempo perdido é cérebro perdido”, concluiu.  (Reportagem / Fotos / Vídeo: Voz da Bahia)

Veja mais fotos abaixo:

google news
  • TAGS