Foto: Reprodução/TV Bahia
Desempregada há dois meses, a contadora Lais Silva, de 26 anos, moradora de Salvador, recorreu à criatividade para se destacar entre outros candidatos a vagas de emprego. Ela criou um currículo em formato de rótulo de lata de leite condensado, para chamar a atenção dos contratantes. Assim como nos currículos tradicionais, a contadora coloca as qualidades, características, experiências e objetivos profissionais dela no rótulo da lata. Além disso, um QR Code estampado no rótulo da lata direciona a mais informações sobre ela. Além disso, o currículo também tem um toque de humor. No selo de garantia da lata de leite condensado, a contadora escreve: “o Ministério do Trabalho adverte, me contrate”.
De acordo com Lais, o objetivo do currículo é provocar a curiosidade dos recrutadores. Para isso, a contadora investe mais dinheiro do que se ela fosse imprimir currículos normais. A cada 10 latas com currículo no rótulo, Lais gasta R$ 40, o que equivale a quatro vezes o valor que ela gastaria se imprimisse 10 currículos em papel comum, que custam, em média, R$ 1 cada. “Foi um marketing que eu pude utilizar, porque o leite condensado nos remete ao prazer, nos lembra o brigadeiro. Então, foi uma forma também bem pensada. O prazer de trabalhar, o prazer de estar com pessoas, fazer o que a gente gosta”, disse Lais.