O bairro da Pituba recebeu, na tarde desta terça-feira (9), uma imagem gigante de Nossa Senhora da Luz, em frente à igreja que leva seu nome. Assinada pelo artista plástico Félix Sampaio, a escultura tem por objetivo levar uma mensagem de acolhimento e proteção a moradores e transeuntes nesse momento de enfrentamento à pandemia.
Com 3,5 metros de altura, a obra foi confeccionada com a técnica fiberglass (resina de alta resistência) com pintura marmorizada e aplicação de camadas de verniz protetor com UV. A dimensão total da obra é de 11 metros, já que ela se assenta sobre uma base de concreto revestida em granito de 7,5 metros de altura. Na parte inferior, um gradil em aço carbono dá forma a desenhos que simbolizam a luz de Nossa Senhora.
Félix Sampaio levou 4 meses para confeccionar a obra e comemora o fato de ela finalmente poder ser vista pelo público agora. “Quando comecei a modelar essa escultura já ia imaginando uma grande celebração na praça em frente à Igreja, na qual a comunidade que ali frequenta receberia a grande Luz de Nossa Senhora. Mas, como nunca sabemos o que nos reserva o futuro, hoje estamos entregando o monumento e com a certeza que sua luz nos iluminará nesse momento de reflexão”, complementa.
Desde a década de 90, o artista se dedica à confecção de esculturas com a técnica de fiberglass ( fibra de vidro). Suas obras estão espalhadas por prédios públicos e privados em Salvador e se tornaram marco de cidades do interior da Bahia, como o Cristo de Esplanada, que com 29 metros de altura é o maior monumento religioso da Bahia; e a Via Crucis de Nazaré, esculturas em concreto, tamanho natural, representando o caminho da fé que dá acesso ao Monumento Jesus de Nazaré.