O incêndio que atingiu o lado Sul do Armazém 3 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) foi classificado como “controlado” pelo Corpo de Bombeiros, após 16 horas de trabalho. Na noite desta sexta-feira (15), ainda era possível ver chamas consumindo o entulho e a carga de celulose que havia dentro do galpão. O fogo permanece contido à área afetada. Em entrevista nesta sexta-feira (15), o coronel Adson Marchezine afirmou que não há risco de que o fogo se espalhe para outros locais.
“Desde a madrugada estamos atuando neste incêndio, que tem duas características fortes: está em uma área confinada, o que aumenta a combustão, e tem um material inflamado muito forte”, diz.
O galpão armazenava celulose, produto extremamente inflamável, segundo o Corpo de Bombeiros. Por conta disso, houve dificuldades para controlar as chamas.
Os bombeiros ainda não sabem o que pode ter provocado a combustão. Uma perícia técnica vai investigar as possíveis causas do incêndio.
Em nota, a Codeba informou que, além da brigada do Corpo de Bombeiros, participantes do Plano de Apoio Mútuo Portuário, do Porto Organizado de Salvador, permanecem no local realizando o trabalho de rescaldo.
Ainda de acordo com a Codeba, a estrutura do galpão, composta por ferro e paredes reforçadas de alvenaria, foi determinante para minimizar os impactos do incêndio. Apesar disso, a estrutura foi expandida pelo fogo e parte dela desabou no final da tarde. Pela manhã, o teto já havia ruído.
Não há feridos e nem vítimas no local.
Toda a carga preservada de celulose foi transferida para outro armazém. Conforme a TV Bahia, 800 toneladas de celulose foram queimadas.
Alerta
No inicio da tarde, antes da confirmação oficial do Corpo de Bombeiros, o incêndio parecia já ter sido controlado. Mas por volta de 13h10, a equipe precisou religar as mangueiras para controlar o fogo que começou a tomar conta do lado direito da frente do galpão. Uma das bombas de água utilizadas para combater as chamas, quando o incêndio ainda estava em grande proporção, também foi reativada.
Bombeiro tentando apagar chama que ao lado direito da frente do galpão (Emilly Tifanny/ Correio) |
Combate
O incêndio de grandes proporções atingiu o galpão 3 da Codeba, no bairro do Comércio, durante a madrugada desta sexta-feira (15). O fogo foi percebido por vigilantes por volta da meia-noite.
Dez viaturas do Corpo de Bombeiros e 40 agentes atuaram no combate às chamas. Devido à extensão do incêndio, três navios rebocadores foram usados para sugar a água do mar para controlar o fogo. A força da água era tamanha que atingia outros prédios da avenida, que estão tendo a estrutura danificada.
Com o incêndio, parte do teto desabou. O trânsito foi interditado em parte da Avenida da França.
Em nota, a Defesa Civil informou que está apoiando a operação de controle ao fogo e interditou a área que faz limite à estrutura que foi atingida pelo incêndio. Após o rescaldo, a estrutura passará por vistoria.